No início do ano de 2019, as unidades de saúde receberam uma demanda de pacientes superior ao normal no período de alta incidência das arboviroses. Com isso, a espera pelo atendimento teve um grande impacto para toda população. Buscando reduzir este tempo, durante este período, o Pronto Atendimento Pediátrico do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, referência no atendimento das crianças do município e região, implementou uma metodologia diferente de assistência: o Consultório Fast Track.
Tal serviço consistiu em deixar um consultório exclusivo para atendimento dos pacientes que apresentassem doenças e/ou lesões menores e de pouca urgência, ou seja, aquelas classificadas como verdes, segundo o protocolo de Manchester.
O Fast Track trouxe uma melhora significativa nos resultados apresentados pela unidade. Em percentuais de pacientes atendidos em conformidade com o tempo preconizado no Protocolo de Manchester, a mudança foi de 1% para 76%.
Estes resultados foram tão bons que os profissionais envolvidos na implementação desta ação se inscreveram no Programa de Excelência em Gestão (PEG) do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e ficaram entre os finalistas em nível Brasil. O PEG premia projetos de gestão desenvolvidos por colaboradores de todas unidades dos cincos estados em que o IGH está presente, nas categorias Humanização, Qualidade, Segurança dos Pacientes, Gestão de Pessoas, Comunicação e Gestão de Custos.
Em 2019, 29 projetos concorreram e apenas oito foram selecionados para a fase final de auditória dos dados. O resultado dos três primeiros lugares foi anunciado na última quinta-feira (19/12). Com a conquista do segundo lugar, a equipe do PA Pediátrico ganhou dois mil reais.
Consultório Fast Track
O PA Pediátrico de Contagem atende uma média de quatro mil pacientes por mês. No entanto, neste ano, nos meses de abril, maio e junho a demanda do local praticamente dobrou devido os casos de arboviroses.
“Até aquele momento não existia um direcionamento por classificação dos pacientes e, com isso, a equipe sempre priorizava os atendimentos mais urgentes. Isso elevava ainda mais o tempo de espera dos demais pacientes,” explicou o coordenador de Enfermagem do PA Pediátrico, Davidson Coelho Jácome.
Segundo os registros da Unidade, em maio, o tempo médio de espera do paciente com menor urgência chegou a alcançar mais de quatro horas (04:02:00), já em outubro esta média caiu para cerca de uma hora (01:16:00).
“Foi possível constatar um aumento percentual de pacientes atendidos em relação ao tempo de atendimento em todas as classificações,”acrescentou a pediatra e coordenadora médica PA Pediátrico, Flávia Roberta Cançado.
A metodologia foi implementada pelas coordenações médica e de enfermagem da unidade, sem nenhum custo e a partir do empenho da equipe de profissionais. A compilação das informações foi feita pela coordenadora de Produção Assistencial, Franciane Esteves, que destacou que tais resultados impactaram principalmente na melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada.